Léo Daniel

Amar é servir. Servir é ser livre para Amar.

Textos

Golden Axe
JORNAL CENTRO-OESTE
TÍTULO: Golden Axe
Ou sobre: Mega Drive

Léo Daniel




Golden Axe

‘Golden Axe’ ou O Machado Dourado ou de Ouro foi um jogo de fliperama muito jogado da SEGA – com sua potente placa, tratava-se de um jogo de luta com cenário ‘fixo’ (beat 'em up) podendo escolher entre três personagens um bárbaro, um anão viking e uma amazona. Cada um tinha golpes e poderes específicos e exclusivos. Mais tarde foi lançado no Master System e Mega Drive... E é aí que eu quero falar. O jogo é muito bonito, muito dinâmico, com enredo próprio e lutas contra chefões. Não tinha sangue, e, nos fliperamas os inimigos derrotados viravam pedras, com os corpos estendidos no chão. Já no Master System e Mega Drive eles simplesmente desapareciam. No Master System havia um esforço técnico tremendo, para poder oferecer um jogo no máximo possível, mas o limite na escala de cores limitavam a beleza clássica das cores e dos gráficos em geral, mas era um sonho poder jogar Golden Axe no Master System, ele tinha seu valor, ele tinha 4 mega (sonho de muito colecionador) e isso já era um sonho profundo, para um mundo em sua imensidão... E que habitava o mundo imaginário de toda criança (principalmente).
Já no Mega Drive, Golden Axe era quase igual ao fliperama... e diferente do Master System ele poderia ser jogado com dois jogadores. Os gráficos e as músicas eram magistrais. E então quem escolher? O Bárbaro? O Anão? Ou a Amazona? cada um do seu jeito, com suas qualidades. E também suas fraquezas. Poder jogar Golden Axe no aconchego de sua casa, sem gastar dinheiro com as fichas de fliperamas era um acontecimento extraordinário. Com todo seu valor. Sem contar nos malas, que libertavam o poder apertando o botão sem a nossa permissão.
Um guerreiro cujo cenário é medieval está guardado no subconsciente das pessoas com seus métodos e arquétipos específicos, moldados no mais forte (bárbaro); mais rápido (anão) e em equilíbrio (amazona). A Amazona já mostrava o empoderamento feminino, já que o poder dela era o mais forte. O final do jogo quando se vence o último chefão, a cena que se segue é hilária, mas não vou conta-la aqui não.
Sou fascinado nesse jogo. Os lugares estratégicos nos quais devemos ficar não diminui a jogabilidade, no Mega Drive as cores são vivas e variadas. E tivemos continuações: Golden Axe II e Golden Axe III para o Mega e uma versão atualizada no PS3 (que tem seu valor, mas pela violência não é onírica).
Golden Axe, vale a pena ser jogado e relembrado, quem não tem o console Mega Drive ou MD Play (Mega Portátil), pode jogar no emulador. Eu tenho o MD Play (e também o Master System portátil) ambos da Tectoy. Assim há uma memória afetiva mais significativa. Bons Sonhos.


Leonardo Daniel

www.poetaleodaniel.com
20/05/2022
Leonardo Daniel
Enviado por Leonardo Daniel em 29/05/2022


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras