Léo Daniel

Amar é servir. Servir é ser livre para Amar.

Textos

O segredo das pirâmides
COLUNA “O CONTADOR DE HISTÓRIAS”
COLUNA 15 (TEXTO 3 MARÇO DE 2005)
LEONARDO DANIEL RIBEIRO BORGES


O segredo das pirâmides


Devorado pela serpente de sabedoria, o jovem faraó sai numa busca mística, vaga pelo Egito e no norte disfarçado de sacerdote adentra num templo de mistérios, em busca da iniciação que poderia findar sua procura. No templo ele é recebido como amigo, no templo ele redescobre sinais de antigos ensinamentos que contavam a história de Hemom, o herói que domesticou os cães.
Hemom desde jovem saiu do seu país ensolarado e foi se aventurar. Viajando pelo mundo ficou encantado com os lobos e seus uivos, já estava decidido, passou a dedicar sua vida a admirá-los e o amor de Hemom pelos lobos foi tão grande que ele passou também a se comportar como eles e se passaram três anos, quando houve a primeira aproximação que decidiria o destino humano e canino. Num ocaso de Sol vermelho, pouco antes da chegada da lua em sua carruagem prateada Hemom se aproxima dos lobos ocultando-se e mostrando-se aos poucos, os lobos já acostumados com a presença e com o cheiro de Hemom permitiram-no aproximar e tocar pela primeira vez nos pêlos daqueles magníficos animais.
Passado mais três anos os lobos já caçavam e brincavam e nadavam na companhia de Hemom, e assim começam a segui-lo e a prezar o grande amigo.
Foi quando Hemom volta para o Egito na companhia de 72 lobos, o povo na cidade ficou apavorado pensando que agora seriam devorados, e os lobos como soldados marchavam tranqüilamente na presença de tanta gente.
Hemom coloca seus amigos para beberem do Nilo e profere o seguinte discurso:

“Homens e mulheres do Egito venho de muito longe para trazer-lhes meu sorriso, essas feras não são feras, a mim elas tomaram como amigo e agora ofereço uma união entre homens e lobos, para que todos possam crescer com o gosto de estarem nos braços dos deuses”.

O povo aturdido e curioso foi se aproximando lentamente e Hemom foi considerado clariaudiente por conseguir se comunicar com os lobos, os egípcios amaram também os lobos, mas houve também quem por medo se perdeu em desatinos, homens quiseram privar os amimais de sua paz de sua liberdade amarrando-os em suas casas. Hemom então reuniu os cães numa rebelião e voltou com eles para as montanhas geladas e disse que só iria retornar quando:

“Todo homem for tratado igual a um cão tratado como homem e quando todo cão for tratado igual um homem tratado como cão”.

Este foi o segredo da domesticação dos lobos, com 90 anos Hemom voltou das montanhas e encontrou três pirâmides e todos agora conheciam o culto a Anúbis o Deus Chacal da Justiça Divina havia passado por ali.
A sabedoria de Hemom e a domesticação dos cães espalhou por todo planeta e na grécia terra de grandes indagações homens voltaram a ser cães, surgi então os filósofos cínicos, os filósofos cachorros pois cínico deriva de kion, cão em grego, mas isso é uma outra história.



Leonardo Daniel Ribeiro Borges*
leodanielrb@yahoo.com.br
*Leonardo é poeta, professor e contador de histórias



Leonardo Daniel
Enviado por Leonardo Daniel em 16/11/2020


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras